Terminei a faculdade de jornalismo totalmente decepcionada com a minha escolha. Quatro anos pra nada porque eu tinha plena convicção que nunca usaria o meu diploma. Fracassei.

Mudei pra fora do Brasil e na primeira tentativa de trabalhar numa cafeteria na Austrália eu não conseguia entender nada do que eles me pediam. Eu falava inglês, mas não o suficiente e eu não consegui o trabalho. Fracassei.

Depois de 2 anos na Austrália eu escolhi viver meu sonho de morar na praia e mudei pra Sydney. Sofri uma perda pessoal muito grande e passei por uma das experiências mais difíceis da minha vida. Não durei nem 2 semanas e acabei voltando pro meu emprego antigo porque não consegui fazer acontecer na nova cidade. Fracassei.

Quando eu finalmente construi uma carreira e conquistei a tão sonhada segurança financeira, eu cismei que queria mudar de posição e assumir um novo restaurante que meu chefe estava abrindo. O restaurante vivia às moscas e eu não sabia o que fazer pra reverter aquela situação. Pedi demissão. Fracassei.

Decidi virar life coach e comecei um projeto – em inglês – chamado “Do What You Love Revolution”. Tive site, podcast, canal de youtube e ele nunca deslanchou. Trabalhei 2 anos e só tive prejuízo. Fracassei.

Essas são só algumas das minhas derrotas. Já perdi muito dinheiro, já deixei muitas oportunidades passarem, já entrei na estrada errada mais vezes do que gostaria de admitir. Já perdi chances, amigos, memórias.

Mas de uma coisa eu tenho certeza. Foram esses fracassos, que me tiraram abruptamente do trilho, que me colocaram de volta no meu próprio caminho. Foram as decepções, as frustrações, a vergonha de não vencer que deram espaço pra novas possibilidades.

Tudo de mais lindo e precioso da minha vida não teria acontecido sem cada uma dessas derrotas.

A gente fica achando que a vida vai ser uma coisa linear, óbvia, previsível e acaba sofrendo muito não aceitando o fluxo caótico da existência.

Por isso quis vir aqui te lembrar que às vezes, meu amor, é preciso chacoalhar, marinar tudo de emoção pra que a gente finalmente encontre nosso caminho. Então seja lá o que estiver rolando na sua vida, lembra que algo está sendo construído, que peças invisíveis estão se encaixando e que uma hora tudo vai fazer sentido.

Confia em você, confia na vida.