[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ layout=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding_top=”” padding_right=”” padding_bottom=”” padding_left=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none” last=”no” hover_type=”none” link=”” border_position=”all”][fusion_separator style_type=”none” top_margin=”20px” bottom_margin=”20px” sep_color=”” border_size=”” icon=”” icon_circle=”” icon_circle_color=”” width=”” alignment=”center” class=”” id=”” /][fusion_text columns=”” column_min_width=”” column_spacing=”” rule_style=”default” rule_size=”” rule_color=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” animation_type=”” animation_direction=”left” animation_speed=”0.3″ animation_offset=””]
Tem coisas que não dá pra perdoar – será que isso é verdade?
Durante muuuuito tempo eu achei que perdoar era coisa de trouxa e quando alguém me magoava eu simplesmente podava a pessoa da minha vida, sem nem pensar duas vezes.
“Ahh muito fácil. A pessoa faz o que quer, eu perdôo e fica por isso mesmo??? De jeito nenhum!!” – era o que eu pensava sem me tocar que a mais prejudicada na história era eu e que o rancor e o ressentimento eram como bolas de ferro que me paralisavam e me aprisionavam no passado.
Aí eu entendi que perdoar não é pro outro. É pra você. É a sua liberdade, a sua autonomia, a sua felicidade que estão em jogo. No final, o que o outro faz é problema dele, o que você faz com isso é problema seu.
Eu sei que tem coisas difíceis de aceitar, de esquecer, de compreender. Mas, ao perdoar, você não está tirando o peso do acontecido e sim se libertando de todo o significado tóxico que você associou ao evento.
O perdão é uma oportunidade de colocar um ponto final, de deixar ir, de começar de novo e você merece isso.
E eu sei que é mais fácil falar do que fazer porque, afinal, perdoar é um processo que pode ser demorado. Mas eu acredito que um primeiro passo importante é se abrir pro perdão, é escolher seguir nessa direção e pra isso eu uso muito uma frase que eu aprendi com o livro “Um Curso Em Milagres” que é: eu estou aberta a ver essa situação de uma maneira diferente.
Em vez de fortalecer e perpetuar as histórias que eu mesma me conto onde eu sou vítima de uma pessoa ou de uma situação, eu escolho dar um passo pra trás e considerar novas versões que me empoderem mais.
Independentemente de onde você está nesse processo o importante é se respeitar, entender seus limites e honrar suas emoções, sem ser consumida e dominada por elas.
É ok se decepcionar, ficar triste, frustrada, mas cultivar e perpetuar o rancor e ressentimento só vai te manter desconectada do seu próprio poder.
Lembra que você é maior do que qualquer coisa que tenha te acontecido e que VOCÊ merece uma nova chance. Escolha o caminho do perdão por você, pela sua própria liberdade.
Um beijo com muito amor sempre ❤️
Fê