Eu acredito muito que a felicidade não é um ponto de chegada no fim de alguma estrada tortuosa.

Pelo contrário, eu acredito que a felicidade é um estado de espírito disponível pra todo mundo, em todos os momentos.

Mas acontece que tantas vezes a gente tá com o foco lá no futuro que a gente não consegue enxergar os milhões de motivos pra gente ser feliz AGORA.

Eu entendo disso porque eu sou MUITO assim. Sempre pensando no próximo projeto, na próxima viagem, no próximo curso.

Então eu pratico o que eu acredito ser a CHAVE PRA FELICIDADE: a *PRESENÇA*

Praticar estar aqui, no momento presente. Não no passado, não no futuro, mas aqui.

E eu digo praticar porque é uma constante arte de relembrar, de consciência, de auto percepção. Porque se eu distraio, já tô lá eu perambulando no passado ou bisbilhotando o futuro.

Uma das ferramentas que eu uso é a mindfulness, que é a prática de estar presente nas pequenas coisas do dia a dia como comer ou tomar banho.

Você se lembra a última vez que você tomou banho e prestou atenção na água caindo na sua cabeça, escorrendo pelo seu corpo? Que você sentiu o sabonete deslizando na sua pele, presente pro cheiro delicioso que sai dele?

Gente, tomar banho é um milagre e um privilégio maravilhoso, quase sagrado mesmo. Mas a gente esquece!!

Eu tenho praticado muito isso quando estou comendo e eu tenho percebido o quão difícil é comer sem meu celular (se eu tô sozinha né).

Porque eu quero sempre “aproveitar” o tempo que eu tô comendo pra ver um vídeo, falar com alguém no telefone ou ouvir algum audiobook.

Mas quando eu faço isso eu não tô “aproveitando” nem a comida, nem a outra atividade porque tô com a minha atenção meio aqui, meio ali, sem absorver 100% nenhuma das experiências.

Comer, só comer, é um desafio. Olhar pra comida, lembrar que cada ingrediente veio de um lugar diferente, sentir os gostos, as texturas, mastigar com calma.

Tão simples e tão desafiador.

Mas você vê. É sempre uma busca tão grande pelo próximo momento que quando chegamos no tal do momento não aproveitamos porque estamos pensando no próximo próximo momento!!! É uma loucuraaaa!!!

Então eu te convido a fazer esse exercício:

– tomar banho prestando atenção no banho (na temperatura da água, no cheio do sabonete, no toque do seu cabelo, todos os mínimos detalhes)

– comer sem celular/TV/livro ou qualquer outra distração. Só comer, prestando atenção em todos os mínimos detalhes.

Me conta como foi!!

Lembra: as maiores lições são as mais simples, nem por isso menos desafiadoras