Se a vida já era uma montanha russa antes da pandemia, agora então tá parecendo um liquidificador. Tá sendo um ano super pesado e, se não tá fácil pra mim, tá ainda mais difícil pra muito mais gente.

Além da catástrofe na saúde, na economia e na política, nós estamos face a face com a falta de controle sobre a nossa própria vida. Nossos planos viraram de cabeça pra baixo, estamos vivendo de uma maneira absolutamente inédita e estamos sendo forçadas a nos adaptar a uma nova realidade que, sinceramente, é muitas vezes assustadora.

Não ter medo ou não ficar ansiosa, nesse momento, é tarefa quase impossível.

Mas, vale lembrar que tudo isso tá no macro, no contexto geral. E que ainda temos o micro, o nosso mundo, a nossa realidade individual.

E, nesse micro, a gente ainda tem nossos controláveis (as poucas coisas que ainda temos controle) e é nisso que eu ando me focando pra me manter um pouco mais centrada e fortalecida pra enfrentar as mudanças que já estão acontecendo e as que ainda estão pra acontecer.

Tenho focado em coisas que eu posso controlar como fazer minhas práticas espirituais, dormir cedo ou ler um livro, por exemplo. Mas, de jeito nenhum, isso significa ser sempre super produtiva e regradinha – tô longe disso!

Por aqui, cada dia é um dia. Uns eu consigo funcionar, outros não consigo fazer nada. Então eu me permito explorar cada um deles como eles se apresentam com paciência e autoacolhimento – e essa permissão, também, está no meu controle.

Outra coisa que eu ainda posso controlar é minha conexão comigo mesma, com a minha essência, com os meus processos e ciclos. Minha capacidade de me ouvir, de investigar meus sentimentos, de explorar minhas emoções. Minha disponibilidade de estar ali pra mim mesma, me acolher, me cuidar.

Não que seja um processo fácil e, muito menos, linear. Mas é uma prática que tem me ajudado demais e, de repente, pode te ajudar também.

Então olha aí na sua vida, quais são as pequenas coisas que você ainda pode controlar e que podem te ajudar a se manter um pouquinho mais centrada? Lembra que as pequenas ações contam e contam muito (agora mais do que nunca).

Um super beijo com muito amor sempre ❤️