Já parou para pensar que, no final do ano, tem gente no mundo inteiro fazendo planos para o ano novo, pensando no que passou, movimentando uma energia de renovação super forte? Tem sonhos e projetos pedindo para sair da gaveta e uma nova versão de cada um de nós esperando para se manifestar.

Isso tudo é muito poderoso, e você pode aproveitar toda essa energia para preparar um ano realmente novo para a sua vida. Para te ajudar, eu preparei uma série de dez práticas para você levar para o seu ano. São dicas preciosas que vão trazer mudanças concretas na sua vida. A primeira delas, que eu quero te ensinar hoje, é a prática da gratidão. (você pode clicar aqui para ver o vídeo)

Quando você desperta para o sentimento da gratidão, olhando para todos os presentes que a vida te dá – desde coisas pequenas, como o cheiro gostoso da mexerica, até coisas grandes, como o sorriso de um filho – você sente uma paz enorme, porque para de focar naquilo que está faltando, e percebe o quanto já tem agora mesmo.

Tem um coach americano que eu admiro muito, o Tony Robbins (ele foi uma grande inspiração para eu me tornar coach) , e ele fala que, quando sentimos gratidão, não há espaço para sentir medo ou raiva. Ou seja, a gratidão é um antídoto para este sentimentos negativos que tanto nos atrapalham. Quando eu pratico a gratidão no meu dia a dia, sinto literalmente um alívio no peito, meu coração fica mais leve. É muito gostoso.

Então meu presente pra você é um convite parar que você experimente sentir gratidão todos os dias. Para a prática ficar ainda mais poderosa, eu quero que você pense todos os dias em uma coisa pela qual você é grata, e liste cinco porquês. A grande dica aqui é você ser bem específica pra você poder sentir a gratidão com bastante profundidade. 

Por exemplo, sou grata pela minha melhor amiga porque posso contar com ela pra qualquer coisa, porque damos muita risada juntas (principalmente de nós mesmas!), porque temos muitas histórias pra contar, porque sempre evoluímos juntas (mesmo que vivendo vidas muito diferentes) e porque ela nunca me julga quando sou sincera e vulnerável.

Tenho certeza de que este exercício pode transformar sua forma de ver a própria vida. Para você ter ideia, quando eu não consigo dormir, gosto de procurar coisas para ficar grata, como a maciez dos lençóis, o conforto do meu travesseiro ou o som do vento na rua. Isso me relaxa tanto que consigo dormir e deixar as preocupações de lado.

Hoje eu sou grata por você, por despertar o meu lado melhor, por ser minha companheira nessa jornada de desenvolvimento e por buscar evoluir sempre. Muito obrigada, de coração.

Quero que você me conte como foi a sua experiência. E a gente se vê na semana que vem com mais uma prática que vai deixar seu 2018 lindo.

Para te deixar ainda mais inspirada, quero compartilhar com você um trecho de um poema que eu amo, do Carlos Drummond de Andrade.

“para ganhar um Ano Novo

que mereça este nome,

você, meu caro, tem de merecê-lo,

Tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,

mas tente, experimente, consciente.

É dentro de você que o Ano Novo

cochila e espera desde sempre.”

Beijos com muito amor sempre,